dos 3 aos 5: aqui estamos nós

dos 3 aos 5: Orfeu Negro

nos

Andávamos a namorar o livro desde que o vimos anunciado na página do autor. E agradecemos à Editora que gentilmente no-lo cedeu para leitura.

O tio Jeffers é constante cá em casa. Ainda hoje nos faz rir e sonhar, e não só o revisitamos constantemente, como foi/é/será presente de nascimento, aniversário e Natal para muitos meninos e meninas do nosso meio.

Este livro em particular é de uma ternura insuperável. Foi escrito pelo autor para o filho acabado de nascer, e traz consigo uma apresentação ao mundo que não seríamos capazes de traduzir com tanta beleza.

Temos a recordação de Miguel Sousa Tavares que partilhou que a mãe, a sublime Sophia de Mello Breyner Andresen, lhe disse ao nascer: “vê, Miguel, este é o mundo.” E rever o mundo pelos olhos de uma criança, vê-la descobrir todas as pequenas coisas que vamos aprendendo a esquecer é um presente para a vida. Uma espécie de segunda oportunidade.

Este livro é tudo isso e muito mais. Uma declaração enciclopédica de amor ao mundo.

Começa pela localização relativa do nosso planeta, na imensidão do espaço. Depois apresenta as texturas ricas e diferentes que caracterizam a biodiversidade. As diferentes espécies não são elencadas de forma exaustiva, mas dá para ter uma primeira ideia de tudo o que o mundo tem para oferecer. E depois de vermos o espaço, voltamos a encontrá-lo a partir da terra, onde visitamos as estrelas que tantas histórias nos inspiram. Pontinhos de luz e de vida, a milhares e milhares de quilómetros de distância.

De seguida, conhecemos o nosso pequeno universo: o nosso corpo, claro. E o corpo dos outros também. Que mais velho ou mais novo, mais claro ou mais escuro, é em essência isso: um corpo. Merecedor da mesma dignidade independentemente das diferenças. No mínimo, interessante precisamente por causa delas. Porque se, afinal, nas páginas seguintes temos diversidade nos animais e até pagamos bilhete para a conhecer nos jardins zoológicos, às tantas podemos pensar em aproveitar a do vizinho do lado e sem pagar nada, não?

E o Pequeno Leitor que figura como interlocutor do livro ainda não fala, mas já sabemos que as perguntas nadam na cabeça aos milhares e esperam apenas a primeira palavra para dar forma à sua própria descoberta.

Então, o livro fala-nos das rotinas. Do acordar e do dormir. Das tarefas e do lazer. Da descoberta de tudo o que já existe, mas que pode ser completamente diferente para quem acaba de nascer. E não é isso a vida? Redescoberta?

Por fim, chega o alfinete. Aquela estocada final que nos inspira uma lágrima.

Sê gentil.

O mundo tem que chegue para todos. E se te faltarmos, também tem muito para te dar e nunca estarás sozinho.

Fazemos parte de algo maior. E este testemunho de um pai, que por acaso também é escritor e ilustrador, é tudo o que gostaríamos de saber dizer (e vamos dizendo como podemos) aos nossos Pequenos Leitores.

Por isso, se a emoção for forte e não vos ocorrer, escondam-se atrás destas bonitas páginas, rasguem-nas e pendurem-nas se for preciso, ou andem com a mais especial de todas no bolso. Assim, quando admirarem o milagre da vossa própria criação, não vos faltarão palavras.

Enciclopédia de puro amor. Leiam esta pérola traduzida pelo Rui Lopes e já vencedora do Design Book Awards 2018. Prémio maior não haverá se o lerem.

Aqui.

2 pensamentos sobre “dos 3 aos 5: aqui estamos nós

  1. Eu sabia que este livro ia ser um encanto assim que lhe pus os olhos em cima! Está em wishlist mas não sei se aguento esperar até ao Natal. Que preciosidade! Ainda bem que já leste, se pudesse comprava todos os que mencionas no Limonada 🙂

    Beijinho!

    Liked by 1 person

Deixe um comentário