dos 6 aos 10: a caixa das preocupações

caixa

dos 6 aos 10 (e a partir dos 3), Minutos de Leitura

Quando era um pouco mais Pequeno, o Pequeno Leitor pediu em casa um frasco alto de salsichas. Levou-o para a escola, vazio, e voltou com ele cheio de água até cima e algumas partículas cintilantes e flutuantes. Agitando, elas começavam a pairar naquela massa considerável de água e iam repousando lentamente, até voltarem a depositar. A professora chamou-lhe o “frasco da calma”. E funcionava, lembrando um globo de neve que temos de agitar para depois parar um pouco e observar o depósito tranquilo das partículas. Ao que parecia, as coisas andavam agitadas na sala de aula, efeito da juventude e da primavera.

Quem é humano sabe que os dias nem sempre correm bem. Às vezes, nós pais esquecemo-nos de que os mais pequenos são um diapasão das nossas preocupações. Que uma semana preocupante para nós se reflete automaticamente na falta de disponibilidade para eles, que eles reclamam com chamadas de atenção como a jarra partida naquele móvel que nós tínhamos acabado de dizer que era “off limits”. E se não são os nossos problemas, são os deles que eles ainda não aprenderam a manifestar numa explicação longa e clara que não deixe dúvidas: o colega que empurrou ou que simplesmente faltou e lhe faz falta, a tarefa na escola que teve pior nota. A chuva. O peixinho da sala de aula que “foi ao médico”. Tanto colorido (por vezes sombrio) os enche que nós, perdidos no preto e branco da rotina, nem sempre conseguimos detetar ou interpretar.

Daí que este livro nos tenha parecido um bonito complemento ao frasco da calma. A Minutos de Leitura, de que somos fãs há muitos anos, ainda o Pequeno Leitor nadava também ;), cedeu-nos de imediato quando o pedimos para leitura.

Milo é um ursinho preocupado. Tem medo de cair, de se magoar, de se afastar. A irmã, Mia, já passou pelo mesmo, sabe o que é sentir ansiedade. E então oferece-lhe a caixa das preocupações que tinha usado quando era mais pequena. E oferece-lhe ainda mais: a companhia para conhecer o mundo e o lado aventureiro que, sim, por vezes vem acompanhado de algum perigo, mas também a companhia dos amigos, essa rede familiar mais alargada que nos sustenta quando começamos a sair do ninho.

Milo não supera logo as preocupações. Aliás, resolve umas e aparecem outras. Porque a vida é mesmo assim, cheia de encruzilhadas e soluções e desafios complicados. Mas a mensagem da Mia é fundamental: as preocupações provavelmente não vão desaparecer mas também não podem impedir que te divirtas.

Ora, mensagem linda para miúdos e graúdos, numa história muito meiga e bem contada, acompanhada por ilustrações deliciosas, clássicas e relaxantes.

Para concluir, uma pequena chamada de atenção para um pormenor muito interessante do livro: na contracapa, tem dois símbolos, uma orelha e um olho. A Minutos de Leitura indica assim que é um livro que pode ser lido autonomamente aos 6 mas que os mais pequenos podem ouvir ler já a partir dos 3. É esta a filosofia do nosso blogue: arrumar por idades para ajudar quem precisa de filtrar a imensa oferta das livrarias, mas sem impor e, acima de tudo, sem subestimar a capacidade de compreensão dos mais pequenos!

Screen shot 2018-06-03 at 12.22.42 PM

Mais, aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s