dos 6 aos 10: nós os ursos

320x-2    320x-1

dos 6 aos 10: BOOKSMILE

O Pequeno Leitor anda no Cartoon Network desde os 5 anos, pelo menos. Começámos a detetar os primeiros sinais de atração e dependência quando começou a desenhar no ar golpes de jiu-jitsu futuristas e a esgrimir raciocínios e argumentos que não lhe eram típicos. Rapidamente concluímos que ele andava metido em qualquer coisa, e que essa coisa não era na Disney 🙂

Daí que tenhamos sentado com ele, a ver alguns episódios dos vários desenhos animados deste famoso canal, para ver se era seguro/adequado/indicado. Assim inócuo ou no mínimo instrutivo como, claro, as palhaçadas do Lecas nas manhãs da RTP ou as repetições do Mascarilha na RTP2 que ensinava tanto da assimilação dos índios aos brancos, como que dar tiros é fixe. Esperem lá…

Bom, talvez com alma cansada de novelas (portuguesas e desportivas), puxámos do pacote de lambarices para acompanhar a saga dos três irmãos, Pardo, Polar e Panda – exatamente as espécies que conhecemos. São muito diferentes: o Polar é monocórdico, fala na terceira pessoa e vive completamente em sintonia com a cena oriental; o Pardo é o engenhoso; e o Panda, claro, o carinhoso. Mas nenhum perde a graça. Os episódios têm cerca de 3 minutos, são extremamente patetas e mostram-nos a vida desta família no habitat dos humanos, experimentando coisas simples como ir a um parque de diversões e tirar selfies, mas falhando a maior parte das vezes. Muita frustração mas também muita superação – fundamental nestas idades.

Revisitámos alguns para este comentário:  Sonho do Panda, Passeio no tronco, Polar Gelado e Cozinhar Polar. No primeiro, o Panda quer muito chamar à atenção uma pessoa que lhe passa à frente numa fila e sonha com “n” possibilidades, mas acaba por não ter coragem de pôr qualquer uma em prática; no segundo, os três amigos sujeitam-se a vários passeios numa diversão que afinal nem é grande coisa, mas que propicia fotografias giras – e quando é altura de levantar a foto vencedora, claro, não têm dinheiro – mas resistem!; no terceiro, Polar cozinha e fala de diversidade cultural. Não são histórias vazias de conteúdo, apenas episódios da vida normal, com a patetice das personagens a ajudar a passar um bom momento e a aprender alguma coisa.

Mas voltando ao objetivo desta página, ou seja, falar de livros: já tivemos ocasiões em que falámos em como os livros competem com as atenções da televisão e dos jogos. E porque não, então, fintar essa jogada, ligando os livros aos programas preferidos dos mais novos?

É certo que muitos dos livros que temos partilhado por aqui são escolhas da Mãe do Pequeno Leitor, mas há que dar espaço à personalidade dos mais pequenos e reconhecer-lhes o direito de preferirem outras coisas. Porque se formos os “chatos” dos livros, acabaremos por fazer mais mal do que bem. E se pudermos arranjar um livro que faça a ponte com o divertimento, mas fornecendo conteúdo, então, ainda melhor.

É aqui que encaixamos os livros de “nós, os ursos”. O “Manual de sobrevivência”, por exemplo, expande as personagens para as atividades: das sopas de letras, aos desenhos, às reflexões, está tudo lá, como num diário interativo de exploração de conhecimentos e desafios, sempre no universo divertido dos Ursos mais totós do momento. Já “Ursos fantásticos em tudo” preenche melhor o registo do programa porque usa Chloe, a amiga humana dos ursos, e o trabalho que supostamente tem de entregar na escola, para construir um guia da vida dos ursos a sério e dos ursos da série: entre factos e fantasia, os mais novos ficam a saber muita coisa sobre a vida destes animais tão portentosos, fofos e perigosos.

Recomendamos. Não é um simples aproveitamento da imagem da série de TV, mas uma forma de ir para além dela, aprendendo de facto alguma coisa. Dinheiro bem gasto 🙂

Aqui e aqui

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s