dos 6 aos 10: Franklin e a livraria voadora

320x

dos 6 aos 10, Fábula

Parece impossível, mas hoje vimos falar de dragões que nada têm que ver com o Futebol Clube do Porto. 😉

Já tínhamos ouvido falar deste livro há algum tempo, seguindo o mercado internacional, e ficámos desde logo encantados com o convite à fantasia estampado na capa. A nós deu-nos sono… a vocês não? Cheira mesmo àquela história antes de ir para a cama. Uma capa com um bocadinho de céu estrelado só para nós.

Ficámos ainda mais contentes quando vimos que tinha sido traduzido para português, mesmo mantendo o nome do protagonista sem quebrar a fantasia que um nome estranho ainda vem acentuar.

Ficamos então a conhecer Franklin, um dragão que gosta de ler. Lê um pouco de tudo, desde livros de artes marciais, a clássicos da cavalaria. A sua porta é uma estante e os livros, além de alimentarem sonhos, barram o frio. Mas mais importante do que apenas ler, Franklin conhece já o segredo mais bem guardado dos livros: só vivem se alguém os partilhar. E é por isso que Franklin lê aos pirilampos e às estrelas, sossegado numa nuvem bem pertinho da lua. É que Franklin bem pede companhia para as suas leituras e visita a aldeia de vez em quando. Mas a aldeia parece-lhe sempre estranhamente vazia quando lá vai, por isso, ao final do dia resta-lhe ler para si e para os próprios sonhos.

Mas Franklin vai tentando travar amizade com várias pessoas que encontra pelo caminho. Que, claro, fogem todas do dragão. Até que encontra uma menina de cabelo ruivo a ler na floresta. A menina não tem medo – conhece bem Franklin, que entra num dos livros que leu sobre uma terra muito distante. E começa a partilhar com a criatura todas as histórias que leu. Luna é o seu nome, e também Franklin lhe conta o que gostou mais de ler. Por fim, percebem que são ambos feitos de histórias. Histórias com começos promissores, meios divertidos e finais muito felizes. Sobre pessoas novas em sítios novos que se tornam amigas.

E quando pensamos que ficamos por aqui, os dois amigos preparam um plano para levarem o seu amor pelos livros mais longe, a todas as outras pessoas que ainda nem desconfiam como é bom. E martelada aqui e nó ali, montam uma biblioteca nas asas do grande dragão. Com muita coragem, Luna voa nas asas de Franklin até à aldeia, onde consegue a custo convencer as pessoas de que é seguro e que vieram apenas trazer livros. Aos poucos, o povo perde o medo e trepa pelas patas do dragão para ir espreitar os livros. Franklin tem finalmente a oportunidade de partilhar com os outros tudo o que foi aprendendo. Por fim, a livraria levanta voo com os leitores mais corajosos nas asas do dragão.

Escrevemos este post arrepiados. A metáfora tão bonita e tão simples do prazer dos livros foi o que marcou mais a mãe. O Pequeno Leitor, futuro engenheiro da Lego, ainda tenta perceber como se amarra uma estante daquela maneira. Mas quando pede para levar o livro para ler aos colegas na escola, fica claro que o dragão semeou uma história qualquer no coraçãozinho dele.

Este livro é um pedacinho de céu. Do manto de estrelas na capa, à ingenuidade das horas boas, à afirmação tão serena de que todos somos histórias: as nossas e as dos outros, sem pó, cheias de vida e que valem sempre a pena. Peça sobre peça, tal como um Lego, diz o Pequeno Leitor.

Fica a reflexão sobre não só o poder das amizades, mas como por vezes a leitura, para quem começa, pode lembrar um dragão em chamas. E também que, se olharmos com muita atenção, a chama pode ser a luz que nos atrai para sonhos que nem sabíamos que tínhamos.

Recomendamos vivamente. Mais aqui.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s